top of page
Buscar

"Trends" alegam que raspador de língua cura mau hálito; o que diz a ciência?

Com Galileu

Foto: Pixabay


A raspagem da língua tem sido parte das rotinas de higiene diárias em muitas partes do mundo. Envolve passar um instrumento rígido pela língua para remover acúmulos de bactérias e detritos. Eles removem o revestimento branco (que contém bactérias) que se acumula na parte de trás da língua de algumas pessoas.


Vídeos nas redes sociais de pessoas defendendo o uso de raspadores de língua acumularam milhões de visualizações. Muitos defensores afirmam que a prática elimina o mau hálito. Mas embora haja alguma evidência para apoiar essas alegações, a prática também pode trazer riscos.


Todo mundo tem comunidades de bactérias, fungos e até mesmo vírus vivendo dentro de sua boca. Isso é conhecido como seu microbioma oral. Essas bactérias podem aderir à superfície da língua e dos dentes e se acumular em camadas (conhecidas como biofilme). A placa é um exemplo de biofilme.


Uma saúde bucal deficiente pode levar à formação de biofilmes contendo certas espécies bacterianas que causam cáries dentárias, doenças gengivais e mau hálito. Por exemplo, o acúmulo da bactéria Streptococcus mutans está associado a cáries, enquanto o acúmulo de bactérias produtoras de compostos de enxofre voláteis (VSCs) na língua e gengivas pode causar mau hálito. Dietas ricas em açúcar e pobres em fibras também podem contribuir para o acúmulo de VSCs.


Para a maioria das pessoas, escovar os dentes duas vezes ao dia (por dois minutos cada vez) e usar fio dental ou escovas interdentais para limpar entre os dentes serão suficientes para remover o acúmulo desses biofilmes. Essas técnicas também são muito eficazes na prevenção de cáries dentárias e doenças gengivais.


Mas há menos evidências mostrando se essas técnicas também são eficazes na prevenção de biofilmes na língua e mau hálito.


Raspagem da língua

Alguns estudos mostraram que raspadores de língua podem reduzir a liberação de compostos de enxofre voláteis (VSCs) produzidos pelas espécies bacterianas encontradas no biofilme da língua. Raspadores de língua também mostraram ser superiores a uma escova de dentes para reduzir o mau hálito.


Portanto, com base nas evidências limitadas disponíveis, parece que o uso regular de um raspador de língua pode ajudar a remover biofilmes e melhorar o mau hálito. No entanto, esses estudos descobriram que os benefícios da raspagem da língua eram de curta duração e precisavam ser feitos usando uma técnica específica para serem eficazes.


Raspar a língua uma ou duas vezes ao dia por cerca de 15 a 30 segundos é adequado. Você também precisa garantir que alcance profundamente na língua (onde as bactérias produtoras de VSCs vivem), raspe da parte de trás para a frente e mantenha sua rotina regular de escovação dos dentes para que a prática seja eficaz.


Existem outras ressalvas quando se trata de raspagem da língua. Mau hálito não é causado apenas por VSCs. Também pode ser causado por cáries, amigdalite e até mesmo problemas estomacais (como refluxo ácido). Nestes casos, a raspagem da língua fará pouco para resolver o mau hálito.


E apesar da má reputação, na verdade precisamos de certas bactérias para uma boa saúde. Por exemplo, espécies bacterianas redutoras de nitrato que vivem na língua convertem nitrato dos alimentos que comemos (como vegetais de folhas verdes) em nitrito. Esse mecanismo é importante, já que engolimos o nitrito produzido. O nitrito é então convertido no intestino em óxido nítrico, que relaxa nossos vasos sanguíneos e mantém a pressão arterial mais baixa.


Um estudo sugeriu que a raspagem da língua pode, na verdade, enriquecer a quantidade de bactérias redutoras de nitrato na língua. No entanto, este estudo foi realizado apenas com uma amostra de 27 pessoas, a maioria das quais eram estudantes de higiene bucal. Será importante que mais pesquisas sejam realizadas com mais participantes para determinar melhor tanto os potenciais benefícios quanto os danos da raspagem da língua.


Vídeos do TikTok baseados em relatos pessoais não devem influenciar suas decisões de saúde (especialmente se esses vídeos não foram verificados). Mas, neste caso, o TikTok pode estar destacando uma área onde precisamos fazer mais pesquisas para ajudar melhor a saúde bucal das pessoas. Produzir evidências sólidas de que os raspadores de língua realmente funcionam (ou não funcionam), por meio de estudos clínicos de boa qualidade, poderia levar a uma mudança nas diretrizes do Reino Unido no futuro.


Mas até que saibamos mais, continue escovando os dentes duas vezes ao dia por dois minutos com creme dental com flúor e limpe entre os dentes com fio dental. Raspe sua língua ou limpe-a com uma escova de dentes com cuidado, se for necessário.

bottom of page