top of page
Buscar

Unesp abre inscrições para vestibular na segunda-feira

Atualizado: 4 de set. de 2023

Prazo para pedidos de isenção e redução da taxa termina dia 3 - Com Portal Prudentino

Em Prudente, são mais de 600 vagas para diversos cursos (Foto: Cedida/AI)


A Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá, a partir de segunda-feira (4), as inscrições para o Vestibular 2024, exame com oferta de 6.596 vagas em 24 cidades. Na região, são três municípios com cursos gratuitos de nível superior.

Os candidatos deverão se cadastrar até as 23h59 do dia 9 de outubro, pelo site da Fundação Vunesp. As provas serão realizadas em duas fases, em 35 cidades, sendo 31 no Estado de São Paulo.

A primeira fase será aplicada no dia 15 de novembro, feriado nacional, quarta-feira. O exame será composto por 90 questões de múltipla escolha. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 10 e 11 de dezembro, com 36 questões dissertativas e uma redação.

Além das 6.596 vagas do Vestibular 2024, a Unesp destinará outras 934 vagas no Vestibular Seriado Paulista (Provão Paulista), exame para ingresso de alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo em cinco instituições paulistas, entre elas a Unesp, com edital a ser divulgado futuramente.

Os cursos da Unesp são oferecidos nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

Isenção de taxa

Será encerrado no domingo (3) o prazo para o recebimento dos pedidos de isenção e redução de 50% da taxa, cujo valor integral é de R$ 192. Os interessados poderão se inscrever ou cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Vunesp.

Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas, uma delas para vestibulandos cadastrados no CadÚNICO, ou seja, os que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estes estudantes preencherão o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção.

Também têm direito a pedir isenção os candidatos que concluíram ou concluirão este ano o ensino médio com todo o currículo cumprido em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular. Estes vestibulandos precisam ainda ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, além de residir no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 25 de setembro, no site da Vunesp. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.

Kommentare


bottom of page