top of page
Buscar

Universidade oferece 101 bolsas integrais por meio do Prouni em Prudente

Inscrições para segundo processo seletivo de 2023 do programa do governo federal tiveram início nesta terça e seguem até sexta-feira - O IMPARCIAL


Unoeste oferece quatro vagas para Medicina nos campi de Prudente


Estudantes que já concluíram o ensino médio e realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) têm uma nova oportunidade de ingressar, de graça, num dos cursos presenciais ou EAD (educação a distância) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). É que começaram nesta terça-feira as inscrições para o segundo processo seletivo de 2023 do Prouni (Programa Universidade para Todos), do governo federal. Em Presidente Prudente, são 101 bolsas integrais para cursos nos campi 1 e 2, presenciais e EAD.


Dentre as oportunidades, estão Medicina, com quatro vagas; Enfermagem, também com quatro vagas para o período noturno; e Odontologia, com a oferta de três vagas no curso que é integral.


A universidade particular conta, no total, com 119 bolsas de estudo integral nos campi de Prudente, Jaú (SP) e Guarujá (SP). Em Jaú, são 10 bolsas de estudo integrais ao todo, sendo oito para Medicina e duas para Enfermagem. O programa é destinado para quem fez o Enem nos anos de 2021 e 2022. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do Prouni (prouniportal.mec.gov.br) até sexta-feira.


Podem se inscrever candidatos que não possuam diploma de curso superior e que tenham realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem (antes do processo seletivo) e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.


Os resultados do Prouni serão divulgados nos dias 4 de julho (primeira chamada) e 24 de julho (segunda chamada).


Bolsistas em Prudente

Em Presidente Prudente, o aluno do 3° termo de Odontologia da Unoeste, Breno de Oliveira Martins, ingressou no curso ao conseguir em 2022 a bolsa 100% por meio do Prouni. Ele lembra que ficou surpreso quando da divulgação do resultado. “É uma sensação indescritível, a ficha até demora um pouco para cair. Mas tudo isso junto de uma sensação de dever cumprido ao saber que fui capaz, ainda mais em uma universidade como a Unoeste, que tem uma infraestrutura de ponta e um corpo docente de uma qualidade impecável”, afirma.


Depois de um ano fazendo a faculdade, ele diz estar cada vez mais empolgado e apaixonado pela formação acadêmica. “A cada termo que passa, você se apaixona ainda mais pela profissão, devido aos métodos e práticas de ensino que te aproximam da realidade do cirurgião dentista. O Prouni desempenha um papel fundamental ao proporcionar acesso igualitário à educação superior e abrir caminhos para um futuro promissor, sem sobrecarregar-se financeiramente”, acrescenta.


A realização de chegar a uma universidade foi possível também, por meio do Prouni, para a Maria Eduarda dos Santos Rodenas, de 19 anos. Ela foi selecionada no começo deste ano e já está cursando Medicina no campus 1 da Unoeste em Presidente Prudente. “Eu sempre quis entrar na Unoeste pela estrutura da faculdade e para ficar próxima da família e eu acredito muito nos propósitos de Deus na minha vida. Não foi fácil, fiz dois anos de cursinho depois de terminar o ensino médio em 2020, mas sempre fui muito focada e sempre acreditei ‘no que for para ser, será’”, pondera.


“Deu certo, graças a Deus e ao meu esforço, e já sinto que está passando muito rápido. Já estou indo para o segundo termo e é um mix de sentimentos porque a sensação de passar, de ver o seu nome, de fazer a primeira aula prática, o seu primeiro projeto de extensão, é inexplicável. Vale muito a pena. Digo que estou vivendo meu sonho todos os dias", comenta, empolgada.


Para quem prestou o Enem e tem a possibilidade de ingressar na universidade por meio do programa do governo federal, ela dá o recado. “Eu sou muito grata ao Prouni e meu coração fica quentinho de ver a oportunidade que ele proporciona a várias pessoas, vários jovens. Espero que continue proporcionando, que aumente o número de bolsas, que chegue mais longe. Estou vivendo a melhor fase da minha vida. Para quem ainda está tentando, ainda está no cursinho, não desista. E falo isso com propriedade, porque há um ano eu vivia essa mesma angústia. E deu certo, Deus é incrível, tem que acreditar”, pontua.

Comments


bottom of page