top of page
Buscar

Uso de inteligência artificial é objeto de parceria entre Correios e Unicamp

Com Assessoria Correios

Os Correios e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinaram, na tarde desta segunda-feira (11), um Convênio de Pesquisa e Desenvolvimento com o objetivo de aplicar inteligência artificial e ciência de dados, em assuntos de interesse estratégico para a estatal, como otimização logística e dimensionamento de recursos. 


Temístocles ressaltou a relevância dessa ação num momento em que a empresa está recuperando sua capacidade operacional para continuar realizando importante missão de levar cidadania a todas as cidades brasileiras. Para o reitor da universidade, conhecimento, ciência e tecnologia têm que servir à sociedade.

 

Pesquisa e desenvolvimento

O projeto terá vigência de 18 meses, com custo total de quase R$ 2 milhões, e será desenvolvido por uma equipe composta por representantes da Unicamp e empregados dos Correios. A proposta contempla o desenvolvimento simultâneo de quatro temas de pesquisa:  

  • Dimensionamento projetado – Combinar técnicas de aprendizado de máquina e ciência de dados para a predição de demanda, capacidade e consequentemente o dimensionamento de efetivo da distribuição dos Centros Operacionais, utilizando métodos matemáticos para o cálculo de eficiência produtiva das unidades e sugestão para o dimensionamento ótimo de recursos;  

  • Obsolescência programada, reposição e substituição de peças e veículos – Ajustar abordagens preditivas com modelos de apoio ao tomador de decisão, de modo a fomentar uma gestão clara da obsolescência, além de uma programação eficiente de reposição e substituição de peças e veículos operacionais;  

  • Otimização de estoque nas operações logísticas – O processo completo de suprimento de uniformes e EPIs dos Correios envolve, além de questões operacionais e de transporte, que inclui uma variedade de itens que precisam ser adquiridos com antecedência. O objetivo desse tema é utilizar técnicas de inteligência artificial e modelos matemáticos para a predição de suprimento desses insumos;  

  • Plano de triagem/expedição nacional (encomendas e mensagens) – A expedição nacional de encomendas pelos Correios depende da integração de sistemas complexos de coleta, tratamento, segmentação e roteirização das encomendas. Como resultado, busca-se um grafo bidirecional completo, que permita a conexão de todas as agências dos Correios, unidades de tratamento e distribuição entre si. Esse processo resulta na definição de um Plano de Triagem nacional.  

  • Selo personalizado – Na ocasião, foi lançada emissão personalizada em homenagem à parceria celebrada entre as instituições. Participaram da obliteração da peça os membros da mesa diretiva.  


A cerimônia foi transmitida pelo canal da Unicamp, no Youtube, e está disponível para visualização. 

コメント


bottom of page