Relatório internacional da QS Quacquarelli Symonds, especialista global em educação, exalta qualidade dos professores brasileiros e nível elevado das pesquisas acadêmicas. USP ultrapassou a Pontifícia Universidade Católica do Chile, que ocupava o 1º lugar em 2022. - Com G1

"Vice-campeã" em 2022, a Universidade de São Paulo (USP) subiu uma posição neste ano e passou a ser considerada a melhor instituição de ensino superior da América Latina e do Caribe. Segundo a 13ª edição do QS World University Ranking, divulgada nesta quarta-feira (13), o "pódio" ficou da seguinte forma:
🥇Universidade de São Paulo
🥈Pontifícia Universidade Católica do Chile (que ocupava o 1º lugar em 2022)
🥉Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
A QS Quacquarelli Symonds, especialista global em educação superior e elaboradora do relatório, destacou os pontos fortes das universidades brasileiras:
"nível excepcional de treinamento de corpo docente", por causa do número de professores com doutorado;
volume significativo de pesquisas de "alta qualidade", com "intensa colaboração internacional"(como o artigo da USP sobre o uso da "terra preta" da Amazônia para combater o desmatamento);
reputação "excelente" da USP entre empregadores;
bom tamanho de turmas, como no caso da Universidade de Pernambuco (UFPE).
"O sucesso do Brasil é um testemunho bem-vindo da resiliência de seu sistema de ensino superior, que tem enfrentado desafios de financiamento nos últimos anos", afirma Ben Sowter, vice-presidente sênior da QS.