top of page
Buscar

Vírus da gripe aviária é detectado no leite cru pela primeira vez

Com Globo Rural

Foto: Guilherme Pupo


Um dia depois de manifestar preocupação com a possibilidade da gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) se espalhar entre os humanos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) detectou o vírus H5N1 em “concentrações muito elevadas” no leite cru. A informação é do jornal britânico Daily Mail.


De acordo com Wenqing Zhang, chefe do programa global de gripe da OMS, o trabalho dos pesquisadores agora é descobrir quanto tempo a cepa sobrevive no alimento.


“A transmissão de ave para vaca, de vaca para vaca e de vaca para ave também foi registrada durante os surtos atuais, o que sugere que o vírus pode ter encontrado outras rotas de transição além daquelas que compreendemos anteriormente”, aponta ele.


Apesar da descoberta, a Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, afirma que não há preocupação com o fornecimento e o consumo de leite, pois a bebida é pasteurizada antes de entrar no mercado.


“A pasteurização é necessária para qualquer leite. Ela tem comprovado continuamente a inativação de bactérias e vírus, como a gripe, no leite”, diz o comunicado no site da entidade.


O leite dos animais contaminados, por sua vez, é descartado pelos produtores e não destinado para a alimentação humana.

コメント


bottom of page