top of page
Buscar

Vaca dá à luz quatro bezerros do mesmo sexo; caso é raro

Chance é de 1 em 180 milhões; segundo veterinário, só há registro de duas ocorrências iguais no mundo - Globo Rural

Uma vaca deu à luz quatro bezerros de uma só vez em São Valentim, município localizado no norte do Rio Grande do Sul. Todos os animais são machos.


O caso, que aconteceu no dia de 16 de julho, é extremamente raro. Segundo o médico veterinário Leandro Richwicki, da cooperativa Cooperval, que fez o atendimento técnico aos animais, a chance de uma vaca parir quatro bezerros do mesmo sexo é de uma em 180 milhões. Em todo o mundo, apenas dois casos semelhantes eram conhecidos: um nos Estados Unidos e outro em Barra Bonita, no interior de Santa Catarina.

O nascimento dos animais aconteceu na propriedade do produtor Jacob Kurcrevski. A vaca, da raça Holandesa, já havia tido, há cinco anos, outro parto de bezerros gêmeos. “A gente percebia que ela estava maior do que o normal, mas como ela já tinha esse histórico de ter parido gêmeos, achávamos que seriam de novo dois bezerros. Jamais imaginei que seriam quatro”. Kurcrevski conta que, logo após o parto do primeiro bezerro, que ocorreu em torno das 8h do dia 16, percebeu que o animal era menor do que um recém-nascido normal.

“Como tinha a experiência do outro parto de gêmeos, achei que podia ter outro. Voltei pra casa e esperar sair o segundo. Mas quando voltei ela ainda não tinha soltado o segundo, então ajudei no parto dele. Mas a vaca ainda dava a impressão de que não tinha acabado, e pensei que poderia ter mais um. Ajudei de novo e saiu o terceiro e, depois, ainda mais um”, lembra o produtor.

Os bezerros, dois vermelhos e dois pretos, são fruto de inseminação artificial. A vaca é da raça Holandesa, e o sêmen era Angus.

Segundo Richwicki, o nascimento dos quadrigêmeos teve fatores genéticos e hormonais, “Além do histórico de já ter apresentado parto de gêmeos, ela vinha apresentando dificuldade de pegar prenhez”.

Embora tenham nascido com tamanho pequeno - apenas 16 quilos, enquanto o normal é de 30 a 35 quilos - os animais estão saudáveis. “Nos casos de partos de gêmeos é comum muitos dos bezerros não sobreviverem. Mas os quatro estão muito bem”, afirma o veterinário.

Comments


bottom of page