top of page
Buscar

Veja regiões atingidas por onda de calor a partir de hoje

Com CNN Brasil

Foto: Reprodução/Climatempo


Nesta segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor para boa parte da região Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo.


Segundo a Climatempo, as temperaturas devem ficar de 3°C a 5°C acima da média em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, parte da Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.


As temperaturas podem ultrapassar 5°C acima da média no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.


A onda de calor é um fenômeno que acontece quando as temperaturas previstas ficam, pelo menos, 3°C acima da média histórica para aquele período do ano. Segundo a Climatempo, o ar quente ganhou força no Chaco Paraguaio, região semiárida do país vizinho, e no norte da Argentina ao longo da última semana.


Com isso, um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favoreceu a manutenção do ar quente, o que dificulta a formação de nuvens carregadas, mantendo o clima seco e com aquecimento gradual.

Comments


bottom of page