top of page
Buscar

Vigilância Epidemiológica divulga orientações durante Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião

Atualizado: 8 de set. de 2023


A Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau divulgou informações para orientar a população com o objetivo de evitar acidentes com escorpiões. As ações alusivas ao tema são realizadas desde a semana passada e integram a programação da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião, celebrada entre o final de agosto e o começo de setembro.


Se sofrer uma picada de escorpião, o paciente deve procurar atendimento o mais rápido possível no pronto-socorro ou na unidade de saúde de referência mais próxima. O alerta é maior quando o incidente é registrado com crianças até 10 anos.


Como primeiros socorros, o paciente é orientado a limpar o local da picada com água e sabão, aplicar compressa morna e se dirigir ao pronto-socorro o mais rápido possível. A captura do animal também é recomendada, desde que em segurança e sem levar muito tempo, pois a prioridade é o atendimento médico urgente. Para o procedimento, é indicado o uso de pinça longa e pote com tampa.

Para se prevenir de acidentes envolvendo escorpiões, o munícipe deve seguir as recomendações:

  • Evite acumular lixo e entulho no quintal;

  • Tampe frestas e buracos na parede;

  • Sacuda sapatos e roupas antes de usá-los;

  • Não guarde objetos sob as camas;

  • Afaste as camas das paredes;

  • Manuseie com cuidado telhas e tijolos acumulados;

  • Use botas para trabalhar e pisar em folhas ou capim seco e úmido;

  • Use telas em ralos do chão, pias ou tanques; e

  • Coloque proteção nas portas.

O setor também solicita aos proprietários de terrenos e lotes para que mantenham estas áreas sempre capinadas e limpas, assim como quintais, sótãos, jardins e garagens, lugares que também devem permanecer limpos e livres de lixos e entulhos.


A Vigilância Epidemiológica segue com o trabalho de rotina de visitação nas casas para passagem de orientações a respeito deste tema e de outros assuntos relacionados. Recentemente, também foi iniciada a colocação de caçambas em pontos estratégicos da cidade, como forma de permitir aos munícipes o descarte de materiais inservíveis de maneira adequada.


Serviço


Cidadãos que identificarem áreas com mato alto e terrenos baldios podem passar o endereço para a Ouvidoria Municipal, para que a devida manutenção seja providenciada. O setor pode ser acionado pelo número (18) 3271-6503 ou presencialmente no Paço Municipal, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Commentaires


bottom of page