top of page
Buscar

Você sabe o que é grafotécnica?


A grafotécnica, também conhecida como grafotecnia, é a parte da documentoscopia que estuda o grafismo ou escritas cujo objetivo é verificar a existência de AUTENTICIDADE, AUTORIA, FALSIDADE ou FRAUDE.


É um exame realizado por perito judicial, que é um profissional cadastrado junto aos Tribunais de Justiça e nomeado pelo Juiz para auxiliar, por meio de laudo técnico, determinado caso. Ou pode ser também um assistente técnico, que é um profissional contratado pelas partes que emitirá um parecer.


E qual a importância da grafotécnica?


Existem diversos documentos que podem sofrer fraude, tais como, empréstimos consignados, adesão de cartão de crédito, adesão de associações de aposentados, seguros, contratos de telefonia, contratos de compra e vendas entre tantos outros.


Já na área trabalhista, podem esclarecer se há autenticidade relacionada ao preenchimento de cartões ponto, de recibos de férias e aviso prévio, de atestados médico, etc.


Há diversos casos envolvendo cobrança ilegal de contrato no qual há uma assinatura falsa, em contrapartida, há contratos em que a pessoa assinou, entretanto, usando um disfarce de sua assinatura, se recusa a cumprir tal acordo alegando ser falsa. E aí entra o profissional da grafotécnica, para auxiliar no exame de tais assinaturas, sendo então um auxiliar da JUSTIÇA!



Larissa Melo Ricardo

Advogada

Комментарии


bottom of page