top of page
Buscar

VW usa IA para unir Elis Regina e Maria Rita em dueto ao volante da Kombi


A Volkswagen anunciou a chegada do ID.Buzz, a Kombi elétrica, ao Brasil. Em campanha publicitária, a marca alemã usou tecnologia de inteligência artificial para criar um comercial com a cantora Elis Regina, falecida em 1982, e a sua filha, a também cantora Maria Rita. Ambas aparecem cantando juntas a música “Como Nossos Pais”, composta por Belchior e eternizada por Elis.

O vídeo, que já foi divulgado nas redes sociais da marca, foi exibido pela primeira vez em comemoração de 70 anos da Volkswagen no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Diante de 5 mil pessoas, entre funcionários e convidados, a apresentação ainda contou com a presença de Maria Rita, que também cantou ao vivo a canção e se emocionou bastante - a cantora chegou a chorar abraçada com Ciro Possobom, CEO da VW do Brasil.

A técnica utilizada, conhecida também como "deep fake", aplica IA para criar conteúdos realistas. No caso, foi produzida pela agência AlmapBBDO.

No vídeo, Elis Regina aparece dirigindo uma Kombi do modelo clássico, enquanto Maria Rita está, simultaneamente, ao volante da ID.Buzz, que é a Kombi elétrica. O slogan que a marca usou para fazer o retrato foi: "Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração".

A referência à MPB não parou por aí, uma vez que a Volkswagen também disse que "o novo sempre vem", tal como a música composta por Belchior em 1976. Além dessas imagens, a Volkswagen reproduziu outras, onde aparecem clássicos como Fusca, Gol e companhia.

A junção de ferramentas com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais possibilitou criar uma mistura perfeita entre o rosto real da dublê e a imagem recriada de Elis; a ação usa a voz original da cantora. Esse é um presente que a Volkswagen oferece em sua celebração de 70 anos: um dos maiores encontros intergeracionais da música e dos automóveis. (Do UOL)

Comments


bottom of page