# Parceria do Sebrae e TCE amplia capacitação de gestores públicos no Maranhão

> A parceria entre Sebrae e Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão amplia a capacitação de gestores públicos no estado. A iniciativa leva conteúdos sobre empreendedorismo, compras públicas e desenvolvimento econômico a todas as regiões maranhenses, visando qualificar a administração municipal e otimizar a aplicação de recursos públicos.

*Tribuna Livre · Serviços · 22 de julho de 2026 · Antônio Vilar*

A parceria do Sebrae e TCE amplia capacitação de gestores públicos no Maranhão, levando conteúdos sobre empreendedorismo, compras públicas e desenvolvimento econômico a todas as regiões do estado.

## Parceria do Sebrae e TCE amplia capacitação de gestores públicos no Maranhão

A parceria do Sebrae e TCE amplia capacitação de gestores públicos no Maranhão por meio do programa TCE + Movimento para Fiscalizados. A iniciativa, em sua segunda etapa, percorreu 11 municípios-polo em todas as regiões do estado e retornou a São Luís em 21 de julho para encerrar o ciclo de capacitações.

O programa é uma ação do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) que, nesta edição, contou com a participação do Sebrae Maranhão. O objetivo é promover uma gestão pública mais eficiente, ampliar a efetividade das políticas públicas e criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos municípios maranhenses.

### Como a capacitação beneficia os municípios

Durante a jornada, o Sebrae contribuiu com conteúdos práticos e estratégicos sobre desenvolvimento local, fortalecimento do ambiente de negócios e compras públicas. A ideia é mostrar como esses instrumentos podem impulsionar o crescimento econômico dos municípios e ampliar as oportunidades para os pequenos negócios.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, a parceria aproxima a gestão pública de estratégias que fortalecem a economia local. "Quando os gestores conhecem instrumentos capazes de estimular os pequenos negócios, incentivar as compras públicas locais e criar um ambiente favorável ao empreendedorismo, eles ampliam as oportunidades de geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável para a população", afirmou.

### Municípios atendidos e temas abordados

Ao longo dos meses de junho e julho, o programa percorreu os municípios-polo de Bacabal, Pedreiras, Caxias, Chapadinha, Presidente Dutra, Barreirinhas, Santa Inês, Imperatriz, Balsas, Pinheiro e São Luís. A programação reuniu especialistas, auditores e gestores públicos para discutir temas como:

- Primeira infância
- Enfrentamento à violência contra a mulher
- Gestão ambiental
- Emendas impositivas
- Compras públicas
- Desenvolvimento local

A iniciativa integra o Plano Bienal de Fiscalização 2026-2027 do TCE-MA. O objetivo é aprimorar a governança pública, reduzir riscos de irregularidades e tornar mais eficiente a implementação das políticas públicas por meio da qualificação dos gestores.

### Resultados práticos para a gestão

A secretária municipal de Assistência Social de Bacabeira, Leiliane Calvet, destacou os resultados da iniciativa. Segundo ela, as capacitações contribuíram para qualificar as equipes das secretarias municipais e também os empresários do município, especialmente em temas relacionados à transparência e à correta aplicação dos recursos públicos.

O presidente do TCE-MA, conselheiro Daniel Itapary Brandão, avaliou a segunda etapa do programa como positiva. "Encerramos mais uma etapa do TCE + Movimento para Fiscalizados com a certeza de que estamos aproximando cada vez mais o Tribunal de Contas da sociedade e dos gestores municipais", disse. Ele destacou o papel do Sebrae Maranhão como parceiro estratégico na realização do trabalho.

### O que esperar da parceria para o futuro

A parceria do Sebrae e TCE amplia capacitação de gestores públicos no Maranhão com a perspectiva de continuidade. O programa já demonstrou resultados concretos na qualificação de equipes e na aproximação entre instituições e sociedade. Para quem atua na administração municipal, a iniciativa representa uma oportunidade de acesso a conteúdos que podem transformar a gestão pública local.

## Perguntas Frequentes

### O que é o TCE + Movimento para Fiscalizados?

É um programa do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) que capacita gestores públicos municipais para melhorar a governança e reduzir irregularidades.

### Quem participou da segunda etapa?

O Sebrae Maranhão foi parceiro, levando conteúdos sobre empreendedorismo, compras públicas e desenvolvimento econômico.

### Quantos municípios foram atendidos?

Foram percorridos 11 municípios-polo em todas as regiões do estado, incluindo Bacabal, Caxias, Imperatriz e São Luís.

### Quais temas foram abordados nas capacitações?

Os temas incluíram primeira infância, violência contra a mulher, gestão ambiental, emendas impositivas, compras públicas e desenvolvimento local.

### A iniciativa terá continuidade?

O programa integra o Plano Bienal de Fiscalização 2026-2027 do TCE-MA, indicando que novas etapas devem ocorrer.

---

Fonte (canonical): https://www.tribunalivrepv.com.br/servicos/parceria-sebrae-tce-amplia-capacitacao-gestores-publicos-maranhao/
