top of page
Buscar

Foi assim

Atualizado: 20 de jun. de 2023



No último dia 11 de agosto, dia do Estudante, foi feita no espaço da antiga Estação FEPASA, a inauguração oficial da nova sede da Academia Venceslauense de Letras.


Estamos agora ocupando uma sala cedida pela Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau; é um espaço privilegiado, que além de uma sala confortável conta também com sanitário exclusivo. Além disso contamos com o espaço amplo da plataforma, antes para embarques e desembarques, agora, muito bem cuidada e iluminada, que serve magistralmente para eventos ao ar livre, o que combina muito bem com o clima de nossa região. O Parque Histórico Municipal com alguns aparatos da antiga movimentação ferroviária e que remetem a nosso passado remoto, com seu lindo paisagismo, contribui sobremaneira para compor nossa Sede atual. Enfim, estamos bem instalados!


No dia 11, dia do Estudante, tivemos o prazer de receber, nessas dependências, vários convidados: acadêmicos, amigos, representantes de escolas, representantes de clubes de serviço, alguns vereadores, Secretário Municipal de Educação e Cultura, além da simpática e atuante Prefeita Bárbara Vilches.


No decorrer da sessão, nossa Academia contou com o Lançamento, principalmente direcionado aos professores presentes, do “Primeiro Concurso de Redação, Crônica e Poesia” que envolverá alunos de escolas venceslauenses, idealizado pela Acadêmica Ada Roque. É um concurso voltado a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico e Superior. Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 30 de setembro na sede da AVL e a premiação está prevista para o dia 15 de novembro do corrente ano. Além de Medalha de Honra ao Mérito e Certificado, os melhores textos serão incluídos em uma próxima Coletânea da AVL.


A Acadêmica Hélia Assad presenteou a AVL com um quadro que contém uma foto do Mirante de Presidente Venceslau, nosso festejado monumento histórico e seu belíssimo poema intitulado “O Mirante”.


Com este novo espaço, no centro da cidade, a AVL dispõe de mais visibilidade e de acordo com essa nova estrutura estão sendo pensadas atividades culturais que possam ser desfrutadas por crianças e adolescentes, como: Contação de histórias, Roda de leitura, Chás poéticos e Sebo.


Estamos organizando nossa 3ª Coletânea. Já lançamos a 1ª “Sons da Alma”, a 2ª lançada foi “Emoções que florescem” e a 3ª está em preparação. Entendemos que organizar e publicar uma Coletânea  nos mantém unidos e assim cumprimos nossa missão de enaltecer a leitura e a escrita, envolvendo novos apreciadores em uma teia fascinante que é a Literatura. O objetivo é lançarmos nossa 3ª Coletânea ainda em 2022.


Ainda que sejamos uma agremiação que prima pela tradição e por representantes que há algum tempo distanciaram-se da primavera da vida, tentando nos inserir na modernidade, temos uma página de facebook denominada “Academia Venceslauense de Letras – AVL”, na qual postamos notícias de nossas atividades ou textos literários de autores famosos. Para nossa surpresa, nossa página já foi visitada por mais de 450 pessoas. Tradição e modernidade podem caminhar juntas, aproximando os amantes da cultura, não importa onde estejam, perto ou longe.


Nosso anseio é fazer com que as pessoas conheçam as atividades de nossa Academia, entendam nosso apreço pela leitura e escrita, e que possamos colaborar para o aprimoramento cultural de crianças e jovens. E agora, melhor instalados, acreditamos ser mais fácil alcançar nossos objetivos. Venham nos visitar!


“Nossos sonhos e objetivos dão significado e relevância a nossa vida.”


(*) Aldora Maia Veríssimo – Presidente da AVL

Comments


bottom of page