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Kiwi


Rico em flavonoides, polifenóis e carotenoides, magnésio, potássio, fibras, folato, vitamina C, E e K, o kiwi é uma fruta muito versátil que se encaixa em diversas estratégias nutricionais devido à pequena concentração de carboidratos fermentáveis e baixa carga glicêmica, podendo ser utilizada tanto em uma estratégia Low FODMAP’s, Low Carb e até mesmo Cetogênica.


O kiwi ainda apresenta serotonina e fitomelatoninas, moléculas de melatonina encontradas em plantas e frutas de mesma composição estrutural a que produzimos, podendo aumentar em até 4x os níveis plasmáticos de melatonina na nossa corrente sanguínea de 1 a 2h após a ingestão. Dessa forma, consumir um a dois kiwis no final de tarde ou inseri-lo na salada do jantar pode ser uma estratégia visando a modulação de genes relacionados ao ciclo circadiano, promovendo um sono reparador.


Estudos demonstram a relação do consumo do kiwi com a redução da latência do sono, melhora da qualidade e duração do sono. Por ser pobre em FODMAPS, rico em fibras e enzimas como a actinidina, auxilia na digestão e motilidade intestinal, reduzindo a distensão abdominal e gastrointestinaisdesconfortos em pessoas com Síndrome do Intestino Irritável, principalmente pela ação do peptídeo kissper, que reduz o estresse oxidativo e a resposta pró-inflamatória causada por lipopolissacarídeos (LPS) de bactérias gram-negativas. Se orgânico, o kiwi pode ser consumido com casca e tudo! Nos conte nos comentários se você possui o hábito de consumir essa super fruta!


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