top of page
Buscar

Foliculite: Vamos entende-la?


Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos, estes estão presentes por todo o nosso corpo, com exceção da palma das mãos e dos pés e membranas mucosas. Quando danificados ficam sujeitos à infecção. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados. A infecção se apresenta no formato de pequenas espinhas, de pontas brancas, em torno de um ou mais folículos pilosos.


Você sabe como se danifica um folículo piloso? Essas lesões são feitas ao retirar os pelos de dentro do folículo de forma brusca, como depilações, barbear e atrito de roupas apertadas, transpiração excessiva e até mesmo curativos aplicados sobre a pele.


Enquanto a acne se concentra no rosto e tronco, a foliculite aparece em qualquer lugar que tenha pelos. Ela aparece em forma de pequenas bolinhas, podendo ou não conter pus, em torno de um ou mais folículos pilosos. Sua principal causa, contudo, se dá por lesões causadas na pele que se derivam da depilação.


O tratamento varia de pessoa para pessoa, mas algumas medidas podem ser tomadas para prevenir essas erupções e ajudar no controle do desconforto da foliculite como lavar as mãos com frequência, especialmente se a área afetada estiver coçando, tomar banhos em temperaturas amenas, fazer a higienização correta das áreas afetas, não usar roupas muito justas por aumentar o atrito com a pele e evitar ficar com roupa de banho molhada por muito tempo.


No atual momento a única depilação que além de não causar ainda colabora para a redução de foliculite e manchas causadas por atrito da pele pela depilação com lâminas é a depilação a Led.


Para cuidar e evitar é necessário manter a pele sempre limpa e secar bem após o banho; não espremer as bolinhas vermelhas para não infeccionar; Evitar a higiene com sabonete antisséptico que deixa a pele seca e elimina bactérias protetoras e manter a pele sempre hidratada.

Comentários


bottom of page