top of page
Buscar

Você sabe o que é Low FODMAP e quando é usado o seu protocolo?


FODMAP (Sigla para Oligosacarideos, Dissacarideos, Monossacarideos e Poliois Fermentáveis), consiste em carboidratos fermentáveis que se encontram em uma grande quantidade de alimentos e que são dificilmente absorvidos pelo intestinal delgado, produzindo gases e os sintomas como: distensão abdominal, oscilação entre prisão de ventre e diarreia, gases, fadiga, queda de energia e rendimento ao longo do dia, falta de disposição, queda na imunidade, dermatite atópica, queda acentuada de cabelo.


O Protocolo Low FODMAP’s (baixo em carboidratos fermentáveis) consiste em uma estratégia eficiente no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável e supercrescimento bacteriano no intestino delgado devido ao desequilíbrio da microbiota intestinal (quantitativamente e qualitativamente), envolvidos com o aumento da permeabilidade intestinal. Pessoas que sofrem constantemente com distensão abdominal, flatulências excessivas, digestão lenta e sensação de plenitude gástrica se beneficiam com a exclusão desses alimentos. Durante um período determinado pelo nutricionista, realiza-se a exclusão de carboidratos fermentáveis que atuam como substrato para a proliferação de bactérias residentes no intestino. O principal objetivo da estratégia é a modificação do microbioma intestinal, visando a redução de dores e desconfortos.


Esse protocolo pode ser realizado de 2 a 8 semanas e, após o período, são reintroduzidos aos poucos os alimentos que o indivíduo mais tolera. O protocolo restrito em FODMAP’s deve ser realizado por um período curto devido à restrição de alimentos saudáveis e redução da diversidade da microbiota intestinal.



bottom of page